O NATAL E SEUS SÍMBOLOS

Antigamente, 25 de dezembro comemorava o: "Natal do Sol Invictus". Entre outras divindades festejava-se Mitra (deus dos persas), também chamado de "Luz Divina". Nessa data, havia festas e banquetes "sagrados". A Igreja Católica transicionou a “Festa do Natal do Sol Invictus” para Nata de Jesus! Portanto, o Natal não fazia parte das festas da Igreja Primitiva. Não foi invenção de Cristo nem dos apóstolos nem. É festa pagã adicionado ao calendário da Igreja via catolicismo.

Jesus, o Messias Verdadeiro, não nasceu no dia 25 de dezembro! Os apóstolos e a Igreja não ordenaram sua celebração. E o Natal como é celebrado não é cristão.

PAPAI NOEL OU NICOLAU OU SANTA CLAUS

São Nicolau foi Bispo de Mira (Lícia, Ásia Menor), tendo participado no Concílio de Nicéia, em 325 d.C. Ele era considerado “padroeiro” das crianças, estudantes, escravos, sentenciados, dos marinheiros, dos ricos e dos pobres, e também da Rússia. Era costume, no dia 06 de dezembro (dia de São Nicolau), os pais darem presentes às crianças dizendo que era São Nicolau que os trazia do Céu. Esse costume, aos poucos foi transferido para o dia de Natal. Papai Noel, São Nicolau ou Santa Claus, é a mesma pessoa. Nada a ver com Jesus.

A crença que Papai Noel entra pela chaminé, originou-se em antiga lenda escandinava, que apregoava que a deusa Herta aparecia na lareira e trazia as Boas Novas.

O COSTUME DE DAR PRESENTES

O costume da troca de presentes entre familiares e amigos, entrou na cultura via comércio, na época de Natal, nada tendo com o cristianismo. Isto não comemora nem honra o nascimento de Jesus Cristo! O presente dos magos indicava adoração e obediência. O “Natal” é comércio.

ÁRVORE DE NATAL

O que diz a Bíblia sobre a árvore de Natal? A Bíblia nada fala sobre comemoração do Natal, não registra tal observância pelos apóstolos nem pela Igreja Primitiva. Logo, nada vai dizer sobre árvore de Natal! Isto parece surpresa para muitos, mas a árvore de natal vem do antigo Egito e das regiões próximas, muito antes da era natalina.

Ouça o profeta Jeremias: “Assim diz o Senhor: Não aprendais o caminho das nações, porque os costumes dos povos são vaidade, pois cortam do bosque um madeiro, obra das mãos do artífíce, com machado. Com prata e ouro o enfeitam, com prego e martelos o firmam, para que não se mova"(Jer. 10.2-6). Árvore de Natal é "caminho das nações". Deus nos proíbe de imitar ou seguir os caminhos dos povos! A árvore de Natal é símbolo de idolatria.

Antigamente, no dia 25 de "Tabete" (tabete corresponde a dezembro em nosso calendário), comemorava-se o nascimento de Tamuz, o deus jovem, filho de Marduk e Istar, em toda a Babilônia. Tamuz era venerado como vivificador da natureza e no seu aniversário toda a Babilônia era enfeitada com pinheiros, árvore predileta de Tamuz.

COROA DE AZEVINHO - GUIRLANDA

A guirlanda, conhecida como coroa de Natal, com a qual se enfeitam portas, é costume pagão da antiguidade. Nos lares dos filhos de Deus deve ter portas protegidas com o sangue do Cordeiro!

GLUTONARIA NATALINA

A glutonaria era tão estimulada nessas festas pagãs antigas, que havia um lugar reservado para vomitar. As pessoas comiam até vomitar e voltavam a comer. E hoje? Há um espírito pagão e consumista que pressionam as famílias para fazerem uma ceia. Por que comer e beber? Comer e beber é um sinal de aliança. O banquete dos solstícios (Sol Invictus) tinha início à meia noite. A que horas começa a ceia de Natal? Meia noite também. Celebrar o Natal com banquete, à meia noite, é sinalizar aliança com Tamuz, com Ninrode e os deuses babilônicos. Não podemos participar do cálice da bênção e da maldição (I Cor. 10:6-14).

ORIENTAÇÃO

Deus é misericordioso e nos orienta a cada dia. Podemos seguir alguns procedimentos:

1 - Lançar fora toda dependência sentimental da data do "Sol invictus" (25 de dezembro).

2 - Instruirmos nossos filhos e discípulos: "conhecereis a verdade e a verdade vos libertará".(João 8:32).

3 - Nos livrarmos de todos os enfeites natalinos, por causa de suas origens.

4 - Não ficarmos sujeitos financeiramente às comidas. É um dia como qualquer outro.

5 – Resistir às “ofertas do Papai Noel” para gastar no Natal. Fuja das dívidas. Compremos o que é necessário. Mamon, demônio da riqueza, colocou na mente humana que as pessoas têm de fazer banquete nas festividades de fim de ano, ter casa nova, roupa nova, etc. "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um, e amar ao outro; ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas" (Mateus 6:24.).

6 - Aproveitemos a data "Andai em sabedoria para com os de fora, usando cada oportunidade" (Col. 4:5) para aprofundar relacionamentos com parentes e amigos, falando da necessidade do novo nascimento de Jesus em seus corações, pois este é o presente que o “aniversariante" quer receber. Momento festivo leva pessoas a terem um coração aberto para ouvir de Jesus.

7 – Ser manso com quem não aceita a verdade sobre Natal e prefere seguir sentimento e tradições.

8 - Não confundir passagem do Ano com Natal. Podemos desejar feliz Ano Novo para alguém, mas não dizer o mesmo do Natal. Podemos dizer: “Que Jesus nasça no seu coração (família, vida)!

9 - "Não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12:2). "O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento" (Oséias 4.6).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O deputado federal Jean Wyllys afirma: pastores devem ser sancionados por atacarem homossexuais em seus programas de TV e rádio.