Tony e Raquel largam empatados na primeira pesquisa

Na primeira pesquisa de intenção de voto para prefeito de Caruaru, contratada por este blog com exclusividade ao Instituto Opinião, com vistas às eleições deste ano, o deputado Tony Gel (PMDB) e a deputada Raquel Lyra (PSB) aparecem empatados, tecnicamente, com uma discreta vantagem de três pontos para Tony. Se as eleições fossem hoje, Tony Gel teria 25,5% dos votos e Raquel Lyra 22,5%. Também filiado ao PSB e provável candidato apoiado pelo prefeito José Queiroz (PDT), o vice-prefeito Jorge Gomes vem em seguida, mas muito distanciado, com apenas 6%, condição de empate técnico com Rivaldo Soares (PHS), que tem 3,8%.



O Instituto incluiu ainda outros nomes que se especulam como pré-candidatos, mas todos se situaram abaixo da faixa de 3%, como o senador Douglas Cintra (PTB), que apareceu com 2,3% e seu irmão, o empresário Djalma Cintra (PSDB), com 1%. Milton Manoel (PCB), Bruno Lagos (sem partido) e Eduardo Mendonça (PMN) foram citados por 0,5% dos entrevistados, enquanto Isaac Albuquerque (Rede) por 0,3%. Adilson Lira (PT) também foi incluído na amostra, mas não foi citado, mesma situação de Bernardo Filho (PDT). Brancos e nulos somam 22,3% e 14,8% disseram que estavam indecisos.

O levantamento foi a campo entre os dias 26, 27 e 28 de janeiro, com 400 questionários e margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos. O registro oficial junto ao Tribunal Regional Eleitoral recebeu onúmero PE-00002/2016. O campo incluiu os bairros Agamenon Magalhães, Alto do Moura, Boa Vista I e II, Caiucá, Cedro, Centenário, Cidade Alta, Cidade Jardim, Divinópolis, Indianópolis, Inocoop e Jardim Panorama.

E mais João Mota, José Carlos de Oliveira, Kennedy, Loteamento José Liberato e Luiz Gonzaga, Maria Auxiliadora, Maria Goreth, Maurício de Nassau, Monte Bom Jesus, Nossa Senhora das Dores, Nova Caruaru, Petrópolis, Rendeiras, Riachão, Salgado, Santa Rosa, São Francisco, São João da Escócia, Universitário, Vassoural e Vila Padre Inácio. Já na zona rural nas localidades de Cachoeira Seca, Juá, Lajes, Murici, Rafael e Terra Vermelha.

Na espontânea, em que os nomes dos candidatos não aparecem no cartão, o prefeito José Queiroz, que não tem mais direito à reeleição, aparece na frente com 5,5%, seguido de Tony Gel com 4,8% e Raquel Lyra com 2%. São citados, ainda, Milton Lira e Eduardo Mendonça, ambos com 0,3%. Nesta modalidade, brancos e nulos caem para 17,8%, mas os indecisos sobem para 69,3%.

No quesito rejeição, Tony Gel lidera com 19%, seguido de Rivaldo Soares, com 6,3%. Raquel Lyra e Jorge Gomes aparecem empatados com 3,8% e em seguida vem Douglas Cintra, com 3,3%. A maior taxa dos eleitores que disseram que não votariam em Tony de jeito nenhum está entre os que têm renda acima de cinco salários mínimos (25%). A maior de Raquel (8%) se situa entre os eleitores com renda familiar entre os que ganham entre três a cinco salários. Já o maior índice de Gomes (7%) aparece entre os eleitores na faixa etária acima de 60 anos. 

Estratificando a pesquisa, Tony Gel tem seus maiores percentuais de intenção de voto entre os eleitores jovens, situados na faixa etária de 16 a 24 anos (40%), entre os eleitores com grau de instrução até a 4ª série (34,6%) e entre os eleitores com renda familiar até um salário mínimo (33,1%). Por sexo, tem uma predominância entre os eleitores masculinos – 26,4% ante 24,8% dos eleitores femininos.

Raquel Lyra aparece melhor situada também entre os eleitores mais jovens (35,4%), entre os eleitores com grau de instrução no ensino médio (30,4%) e entre os eleitores com renda familiar acima de cinco salários mínimos (29,2%). Por sexo, tem os mesmos percentuais de eleitores masculinos e femininos – 22,5%.

Jorge Gomes, por fim, tem suas melhores taxas de intenção de voto entre os eleitores da faixa etária entre 25 a 34 anos (8,9%), entre os eleitores com grau de instrução da 5ª a 8ª séries (7,8%) e entre os eleitores com renda familiar entre um a três salários mínimos (7,3). Por sexo, tem uma predominância entre os eleitores do sexo masculino – 7,9% ante 4,9% dos eleitores do sexo feminino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bragger - A doença das redes sociais.

Perdas E Ganhos