RECOMEÇAR

Lc 15.11-24

Dizem que todo começo é difícil, mas o recomeço é mais difícil ainda. Ou será que todo começo é fácil e o recomeço é mais fácil ainda? O que você acha? Você já teve que recomeçar alguma coisa na sua vida? A parábola do filho pródigo apresenta a narrativa de alguém que decide recomeçar sua caminhada com o pai, reconhecendo seus erros, arrependendo-se e pedindo perdão. Vamos extrair algumas lições práticas para a nossa vida nessa parábola contada por Jesus e escrita pelo Evangelista Lucas.

Para recomeçar precisamos de coragem

O “Filho pródigo” teve coragem de abandonar o seu lar, a sua família e numa aventura insana, irresponsável e completamente equivocada, “partiu para uma terra distante e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente” (Lucas 15:13) Ora, quantos “pródigos” que tiveram coragem de tomar decisões erradas ou precipitadas, mas que não tem coragem de reconhecer os seus erros e voltar atrás, arrependido? Deus, nosso Pai, por muito nos amar e sabendo como é difícil para nós fazermos o caminho de volta, Ele nos encoraja a voltar e ensina que está disposto a nos receber de braços abertos e com festa (Lucas 15:20). Convido você que se distanciou do Pai para voltar agora! Convido você que sente o desejo de mudar de vida a lançar-se nos braços do Pai!

Para recomeçar precisamos ser humildes

O Filho pródigo demonstrou humildade quando decidiu recomeçar, dispondo-se a ser recebido até mesmo como um empregado (Lucas 15:17-19). Não importa quantas vezes você já tentou mudar de vida, abandonar as drogas, quantas vezes você prometeu ser um crente fiel, o que importa para o Pai é que você decida se levantar e vá ao encontro dEle e seja humilde para suplicar a Sua ajuda, o Seu socorro e a Sua salvação! Lembro-me de um discípulo que agiu como o “Filho Pródigo”, distanciando-se completamente de Deus, mas que não teve a coragem e a humildade de voltar, apesar de sentir o desejo no coração e saber que essa seria a decisão correta. Você está precisando recomeçar algo na sua vida? Você deseja a ajuda de Deus para esse recomeço? Saiba que Deus está de braços abertos para você! Decida recomeçar com deus e você será vitorioso!

Para recomeçar precisamos de uma decisão

Acho muito interessante a expressão do pródigo: “Caindo porém em si” Isso quer dizer que ele reconheceu o seu erro e entendeu que precisava recomeçar a sua vida, mas de nada adiantava reconhecer, sem que ele tomasse uma decisão para recomeçar. Muitos reconhecem que a sua vida não está boa, mas não tomam uma decisão para mudar de vida. Convido você a recomeçar a sua vida, e dessa vez, recomeçar de forma certa, com a bênção de Deus. Convido você a recomeçar projetos abandonados, mas colocando-os diante do Senhor para que Ele abençoe. Convido você a mudar a história da sua vida, colocando Jesus no centro dela. Convido você a tomar a decisão mais importante da sua vida: Receber a Jesus como seu Senhor e Salvador!


Conclusão: Nossa vida é o resultado de decisões que tomamos. Para cada decisão acertada, um sucesso conquistado, mas para cada decisão errada, uma derrota acumulada. Na vida, temos erros e acertos e sempre estaremos recomeçando, tentando sempre acertar. Enquanto há vida, é possível recomeçar! Só não pode recomeçar que já morreu! Então, decida agora “recomeçar” a sua vida com Deus, enquanto você tem vida para recomeçar!


Fonte: Maná diário

Comentários