Cadastramento biométrico deve chegar a 170 mil

Muitas pessoas estão passando até 12 horas na fila. No dia 19, encerra-se o prazo

O TRE-PE (Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco) encerra o cadastramento biométrico em Caruaru no próximo dia 19 de dezembro, uma segunda-feira, e quem não fizer terá seu título cancelado. Atualmente, 85 pessoas estão trabalhando no atendimento ao público e, de acordo com dados do setor de informática do TRE-PE, é bem provável que até o fim do prazo 170 mil pessoas passem pelo procedimento. Hoje, a capacidade de atendimento é de 2 mil pessoas por dia e, na última semana, será ampliada para mais de 2.500 atendimentos.

"Outra novidade é o atendimento no domingo (18). Nesse dia esperamos também um bom comparecimento, pois teremos condições de atender mais de 2,5 mil pessoas", disse Acácio Leite, coordenador do setor de TI do TRE-PE.

Boa parte da população deixou para fazer o cadastramento em cima da hora. Iniciada em março deste ano, a biometria deve atingir um total de 140 mil eleitores neste final de semana. A partir da próxima segunda-feira (12), restarão sete dias. É nesse período que o TRE-PE espera fazer pelo menos mais 30 mil novos títulos.

"Além disso, tem o atendimento diário, com marcação pela internet, de 300 pessoas", revelou Acácio.

DEMORA
A dona de casa Kécia Sinara chegou às 2h da manhã da última quinta-feira (8) e só foi atendida por volta das 10h30. "Tive que trazer meu menino porque ele só tem um mês e ainda estou amamentando", explicou. Aldinéia Maria, moradora do Sítio Riacho do Veado, também demorou para ser atendida. "Tive que trazer meu menino de cinco meses", disse Aldinéia, que estava na fila destinada a idosos, gestantes e pessoas com criança de colo ou dificuldade de locomoção. Na fila normal, a espera média é de cerca de 12 horas. No local, também foi formado um grande comércio, com a venda de lanches e serviços de cópias de documentos (ler mais em Economia 6).

Com mais de mil pessoas na fila, praticamente todos os quarteirões em volta do TRE-PE ficam repletos de eleitores e comerciantes ambulantes. Várias estruturas foram montadas e o resultado disso é uma grande quantidade de lixo.

De acordo com dados do próprio Tribunal, atualmente Caruaru tem pouco mais de 196 mil eleitores e uma média de 20% deixa de comparecer nas eleições. "Acreditamos que esse número deve ocorrer também na biometria. São pessoas que já votaram aqui e estão morando em outra cidade ou perderam o vínculo com Caruaru de alguma forma", comentou Acácio Leite.

CANCELAMENTO
Após o prazo final de 19 de dezembro, quem não fizer o cadastramento biométrico terá o título cancelado e não poderá participar de concurso público, fazer vestibular, entre outros. Mas o TRE-PE vai continuar com o atendimento diário, só que com a estrutura de atendimento reduzida, com capacidade para 300 pessoas. O prazo para tirar o título depois que ele for cancelado vai até maio de 2012. Já as transferências vão até o dia 6 do mesmo mês.


Fonte: Vanguarda

Comentários